person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Câmara de Vereadores recebe novo pedido de impeachment contra Nelson Marchezan Jr.

Funcionário do transporte coletivo alega irregularidade no cumprimento de lei que exige motorista e cobrador nos ônibus de Porto Alegre

Governo já protocolou proposta que flexibilizaria obrigação de cobradores, em algumas datas | Foto: Guilherme Testa / CP Memória

A Câmara de Vereadores de Porto Alegre recebeu, nesta quarta-feira, novo pedido de impeachment contra o prefeito Nelson Marchezan Jr. Um cobrador de ônibus é o responsável pela ação e alega supostas irregularidades no descumprimento da lei que obriga a presença de cobrador e motorista no transporte coletivo. O caso estaria ocorrendo em duas linhas da Capital - Petrópolis e São Manuel -, que nos feriados circulariam sem cobradores.

A presidente da Câmara, Mônica Leal (PP), confirmou a questão durante a sessão desta quarta. Ela relatou que o texto foi enviado para a procuradoria da Casa para ser avaliado do ponto de vista legal. Uma decisão sobre a possibilidade da questão avançar a plenário deve ocorrer até sexta-feira.

Este é o terceiro pedido de impeachment contra Marchezan. Em 2017, prefeito foi alvo de denúncia de um grupo de taxistas. Os vereadores arquivaram a questão, que argumentava a perda de receitas da Capital em virtude da prefeitura não cobrar tributos de motoristas de aplicativos.

Em 2018, o então candidato a deputado filiado ao PPS, Paulo Adir Ferreira, alegou atos ilegais no repasse de verbas à Carris. Conforme ele, o prefeito estaria remetendo mais verba que o avalizado pela Câmara Municipal. O pedido também foi arquivado.

Questionada, a assessoria da prefeitura indicou que divulgaria nota sobre o caso, mas recuou no início da noite.

Correio do Povo