person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Cadastramento biométrico para 2016 é aberto em 12 cidades gaúchas

No total, 83 cidades serão incluídas no novo sistema para as eleições do ano que vem

Cadastramento biométrico para 2016 foi aberto em 12 cidades gaúchas | Foto: Deoli Graff/ Especial / CP Memória
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) iniciou nesta segunda-feira o cadastramento biométrico para eleitores de 12 das 83 cidades que devem se adaptar ao novo sistema para as eleições de 2016. Atualmente, 186 municípios já se adequaram ao voto biométrico.

A perspectiva do TRE é de que um total de 269 municípios estejam aptos a escolher representantes de forma digitalizada no ano que vem – 54% do total. A assessoria do órgão salienta, no entanto, que esse número pode ser maior: pelo menos Caxias do Sul, Pelotas, Alvorada e Viamão também devem recadastrar eleitores.

O cadastramento biométrico começou nesta segunda em Espumoso, Rolante, Pinhal, Mampituba, Arroio do Sal, Tiradentes do Sul, Boqueirão do Leão, Barracão, Erval Seco, Santo Antônio das Missões, Liberato Salzano e Feliz. Os prazos finais para o recadastramento são diferentes para cada cidade. Nesta leva, o prazo mais curto fica para Pinhal, no Litoral Norte, que vai cadastrar eleitores até 1º de julho. Já para Espumoso, o prazo vai até 16 de março do ano que vem.

A primeira cidade gaúcha a adotar o voto biométrico foi Canoas, entre 2009 e 2010. Para as eleições do ano passado, outras 185 localidades realizaram o procedimento. Até agora, 12,1% do total de eleitores se cadastrou ao sistema. De acordo com o TRE, a biometria aumenta a segurança no processo de votação, “na medida em que o eleitor é identificado, por meio das impressões digitais, antes de ter a urna eletrônica liberada para o voto.”

Ananda Müller / Rádio Guaíba