person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Carris “está com os dias contados”, afirma Nelson Marchezan

Na Rádio Guaíba, prefeito anuncia que Prefeitura deverá se desfazer da companhia de ônibus

Marchezan anunciou que prefeitura quer se desfazer da Carris | Foto: Alina Souza
A Carris, como empresa pública, “está com os dias contados”. Com estas palavras, o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior, sinalizou que o Executivo busca uma alternativa fora da gestão municipal à companhia de ônibus. Em entrevista ao programa Esfera Pública, da Rádio Guaíba, nesta terça-feira, ele evitou confirmar que trata-se de uma ideia de privatização, mas enfatizou que não há como administrar a empresa.

“A gente já fez uma análise financeira da Carris. É inviável ser administrado pela máquina pública. A manutenção é mais cara, a despesa de pessoal é muito mais cara. Não é um setor que a máquina pública consiga concorrer com o privado”, argumentou.

Conforme ele, a Carris consome dos cofres municipais R$ 60 milhões por ano. “Tira (dinheiro) da saúde e da educação”, citou. “A Carris tem que parar de ser administrada pela máquina pública. Se isso vai ser privatização, eu pergunto: quem quer comprar?”

Passada a análise das contas da Carris, segundo Marchezan, o formato jurídico para se desfazer da empresa será definido em um segundo momento. “Como a gente percebeu, a gente vai buscar alternativas de como não ter mais esta despesa”, explicou ele, sem dar uma previsão de prazo para que se encaminhe a alternativa para o futuro da companhia.

Correio do Povo e Rádio Guaíba