person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

China adverte que "interferência" em Hong Kong está "condenada ao fracasso"

Anúncio do embaixador chinês Zhang Jun ocorreu, nesta sexta-feira, após videoconferência do Conselho de Segurança

Advertência foi dada pelo embaixador da ONU, Zhang Jun, após uma videoconferência informal do Conselho de Segurança | Foto: Noel Celis / AFP / CP

"Qualquer tentativa de usar Hong Kong para intervir nos assuntos internos da China estará condenada ao fracasso", afirmou nesta sexta-feira o embaixador chinês na Organização das Nações Unidos (ONU), Zhang Jun, após uma videoconferência informal do Conselho de Segurança.

Durante a sessão, convocada por Washington e Londres devido à polêmica lei de segurança para Hong Kong aprovada pela China, o diplomatá exigiu que "Estados Unidos e Reino Unido deixem de fazer acusações sem fundamento contra a China", assinala um comunicado da representação diplomática do gigante asiático.

Mais cedo, os Estados Unidos e Reino Unido pediram à China que aborde as "sérias preocupações" sobre a autonomia de Hong Kong em uma sessão da ONU rechaçada por Pequim, disse o representante de Londres. "Esperamos que o governo chinês faça uma pausa e reflita sobre as preocupações sérias e legítimas que esta proposta levantou em Hong Kong e em todo o mundo", disse Johnathan Allen, segundo representante do Reino Unido na ONU.

AFP