person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Com IPTU, prefeitura deve pagar servidores em dia nos primeiros meses de 2018

Informação foi confirmada nesta terça-feira pelo secretário municipal da Fazenda, Leonardo Busatto

Secretário municipal da Fazenda, Leonardo Busatto garantiu pagamento integral dos salários até março de 2018 | Foto: Guilherme Testa / CP Memória
Com o ingresso da receita do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), a prefeitura de Porto Alegre garante o pagamento integral dos salários dos servidores municipais pelo menos nos primeiros meses de 2018. Em entrevista à Rádio Guaíba, na manhã desta terça-feira, o secretário da Fazenda Leonardo Busatto afirmou que pelo menos até março os servidores devem receber em dia.

"A gente depende muito do comportamento do contribuinte de pagar antecipado o IPTU. Mas podemos garantir que até março (o salário) será pago em dia", disse o secretário.

Os contribuintes devem efetuar o pagamento da guia IPTU 2018 até 3 de janeiro de 2018 para garantir desconto de 10% no pagamento à vista. O secretário municipal da Fazenda ressalta que dia 29 de dezembro não haverá expediente bancário, e com isso aconselha quem for viajar durante as festas efetuar o pagamento até 28 de dezembro.

O imposto também pode ser parcelado em até 10 vezes, com vencimento sempre para o dia 8 de cada mês, a partir de março. O contribuinte receberá as guias mensalmente, mas também será possível acessá-las pelo site da prefeitura.

O IPTU pode ser pago no Banrisul, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Itaú, Santander e Sicredi. As casas lotéricas aceitam pagamentos de guias de até R$ 1 mil.

Parcelamento

Desde junho deste ano, a prefeitura tem parcelado os salários dos servidores municipais. Foram sete meses seguidos em que o funcionalismo não recebeu o salário em dia. A medida gerou protestos. A categoria vinculada ao Sindicato dos Municipários (Simpa) paralisou as atividades por 40 dias.

A greve iniciou em 5 de outubro e terminou em 14 de novembro. Além dos parcelamentos, os servidores reivindicaram a retirada de outras propostas do Executivo que tramitam no Legislativo Municipal, como o projeto que permite conceder os serviços do Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE) à iniciativa privada.

Correio do Povo