person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Começa distribuição de urnas eletrônicas no Estado

Equipamentos que apresentaram problemas no primeiro turno foram substituídos

Distribuição de equipamentos continua nesta sexta e sábado | Foto: Camila Domingues / CP Memória
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio Grande do Sul começou a distribuir, nesta quinta-feira, as urnas eletrônicas em zonas eleitorais de todo Estado para o segundo turno das eleições 2014, que ocorre neste domingo. Ao todo, são 32.769 urnas, incluindo as reservas, 2.939 somente para Porto Alegre. O encaminhamento dos equipamentos continua nesta sexta-feira e no sábado. O chefe da Central de Atendimento ao Eleitor de Porto Alegre, Antônio Carlos Mesturini, informou que todas as urnas que apresentaram problemas no primeiro turno foram substituídas.

A intenção do TRE é também minimizar as dificuldades com a leitura biométrica, já que muitos eleitores não conseguiram se identificar nas seções por meio da biometria. A Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do Tribunal observou que, no primeiro turno, a maioria dos problemas foi causada por erros de posicionamento do dedo no momento da identificação. Para amenizar os atrasos, houve o reforço de orientação dos mesários. É importante que o eleitor posicione o dedo corretamente e mantenha por 5 segundos sobre o leitor.

Mesturini explicou que um software novo foi recarregado em cada uma das urnas, para inserção das informações dos candidatos ao segundo turno. Desta vez, o eleitor votará, primeiro, para governador do Estado. Após confirmar seu voto, abre-se a tela para presidente da República. Quem não votou no primeiro turno e ainda não justificou sua ausência, pode votar no segundo. O eleitor que não justificou a ausência no dia 5 de outubro, tem até o dia 4 de dezembro para apresentar justificativa ao juiz em qualquer cartório eleitoral.

Em relação ao voto em trânsito para presidente e vice-presidente da República, só poderá fazê-lo no segundo turno quem se cadastrou até o dia 21 de agosto, prazo final de inscrição nessa modalidade de voto. Se a pessoa estiver no seu domicílio eleitoral no dia da eleição, mas se cadastrou para o voto em trânsito também no segundo turno, não poderá votar em sua seção de origem.

Cíntia Marchi