person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Eduardo Leite formaliza desejo por sequência da concessão da Trensurb

Após audiência com ministro das Cidades, governo gaúcho encaminhou ofício ao minitro-chefe da Casa Civil

Mesmo após promessa, Trensurb segue no Programa Nacional de Desestatização | Foto: Ricardo Giusti

Após encontro na semana passada com o ministro das Cidades, Jader Filho, o governador do RS, Eduardo Leite (PSDB), formalizou a outra pasta o entendimento favorável a um processo de concessão da Trensurb. 

"Hoje (segunda-feira) estou formalizando ao ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, que o governo do Estado tem entendimento pelo prosseguimento de um processo de concessão do serviço do transporte de passageiros da região Metropolitana e que está à disposição para avançar nessa direção", afirmou após evento de lançamento de programas na área da capacitação, que controu com a presença do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho.

Segundo Leite, o que o governo do RS defende não é "necessariamente o processo de privatização da empresa", visto que a forma como seria feita uma eventual concessão compete ao governo federal. 

"O que nós manifestamos ao governo é justamente a disposição de dar prosseguimento a um processo de concessão deste serviço de houver entendimento do governo de conduzir algum tipo de concessão à iniciativa privada", disse o governador gaúcho.

Ele enfatizou que "o transporte metropolitano é da alçada do governo do Estado, mas a empresa é federal", gerando necessidade de se chegar a um entendimento conjunto. Leite pontuou que o processo de concessões está superado "em todos os níveis ideológicos", havendo diferenças nos formatos adotados.

Em maio, Rui Costa garantiu a uma comitiva de parlamentares gaúchos que a Trensurb seria retirada do Programa Nacional de Desestatização (PND). No entanto, a empresa consta na lista do programa e, na semana passada, o BNDES publicou aditivo dos contratos para estudos acerca da desestatização.

O governador do RS defende essa continuidade dos contratos com consultorias, a fim de se consolidar um estudo para uma eventual concessão. 

Nesta segunda-feira, o Conselho Gestor do Programa de Concessões e Parcerias Público-Privadas do Estado aprovou a concessão do transporte da Região Metropolitana e o definiu como projeto de interesse estratégico do RS. 

Felipe Nabinger