person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

A cinco dias do pleito, eleitores consideram desnecessária exigência de dois documentos para votar

Das 20 pessoas ouvidas pela reportagem, no Centro de Porto Alegre, 12 discordam da medida

Uma novidade no processo eleitoral deste ano está gerando divergência entre a população de Porto Alegre, já que no domingo, 3 de outubro, será necessária a apresentação do título de eleitor e de um documento oficial com foto. Em 2008, o cidadão podia escolher um dos dois, mas uma Lei aprovada no Congresso Nacional em 2009 e sancionada pela presidência invalidou essa opção.

A reportagem da Rádio Guaíba foi conferir o que as pessoas pensam sobre esse assunto a poucos dias do pleito. Foram ouvidas 20 pessoas no Centro da Capital. Dessas, 12 afirmaram que a medida é desnecessária. É o caso de Rogério Godin dos Santos, de 27 anos, que defende apenas um documento para votar ou o próprio título de eleitor com foto. Ari Pentz, de 62 anos, vai mais além: considera que muitas pessoas terão sérias dificuldades.

Mas há quem concorde com o requerimento do STF. Sônia Mendes, de 45 anos, por exemplo, disse que se trata de uma boa iniciativa para evitar fraudes no processo eleitoral. Há, ainda, quem defenda o voto facultativo para ampliar ainda mais a Democracia no País.

Concordando ou não, o fato é que no próximo domingo entra em vigor a nova norma. A polêmica tem gerado divergências também entre os partidos. O Partido dos Trabalhadores (PT) solicitou que o voto não seja invalidado se o eleitor não levar algum dos dois documentos. O Democratas (DEM) contesta a ação movida pelo PT e diz que a nova medida reduz o risco de fraudes no momento da votação.

O prazo para retirar a segunda via do título de eleitor vai até quinta-feira. A Central de Atendimento ao Eleitor funciona das 9h às 19h na avenida Padre Cacique, 96, em Porto Alegre.

Caetanno Freitas / Rádio Guaíba