person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Análise de registros de candidaturas no Rio Grande do Sul será antecipada, prevê Moesch

Presidente do Tribunal Regional Eleitoral acredita que até a próxima sexta-feira todos os processos serão encerrados

| Foto: Alina Souza

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS), desembargador Francisco Moesch, acredita que a análise dos pedidos de registros de candidaturas no Rio Grande do Sul será concluída antes do prazo final. A previsão é que até a próxima sexta-feira, dia 9 de setembro, as candidaturas já estarão validadas ou não. O prazo da Justiça Eleitoral para a análise é dia 12 de setembro. A manifestação foi feita durante visita à Casa do Correio do Povo na Expointer, neste sábado. 

Segundo o presidente do TRE-RS, as apurações estão ocorrendo sem problemas, o que representa êxito na atuação da Justiça Eleitoral. Por exemplo, todos os pedidos de registro de candidaturas ao governo do Estado já foram analisadas. Dos 11 pedidos, dez foram deferidos e um, o de Paulo Roberto, solicitou a renúncia. No caso da disputa ao Senado, ainda existem dois pedidos, entre os dez, aguardando julgamento. 

A análise envolve avaliar se a documentação apresentada pelos partidos políticos, federações e coligações está de acordo com o previsto nas normas eleitorais e se os candidatos preenchem os requisitos previstos na Constituição Federal e na Lei de Inelegibilidades para concorrer aos cargos pleiteados.

Mauren Xavier