person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Em disputa acirrada, Pozzobom vence em Santa Maria

Tucano derrotou Valdeci Oliveira (PT) no segundo turno

Em disputa acirrada, Pozzobom vence em Santa Maria | Foto: João Vilnei / Especial / CP
Foi uma disputada acirrada, que se foi definida com a apuração total das urnas em Santa Maria. E Jorge Pozzobom (PSDB) foi eleito prefeito da cidade na Região Central do Estado. O tucano derrotou Valdeci Oliveira (PT) no segundo turno neste domingo. Ele teve 73.003 votos (50,08%) contra 72.777 (49,92%). A diferença foi de apenas 226 votos. O pleito registrou uma abstenção de 45.062 (22,19%), e teve 5.470 votos brancos (3,46%) e 6.731 votos nulos (4,26%)

Emocionado, Pozzobom disse que fará um governo para todos, falou que respeita quem votou no seu adversário, e que a partir de janeiro o foco será na saúde. "Quem perdeu foi a irresponsabilidade e a mentira. Santa Maria deu o recado para quem quer um governo que respeita o dinheiro público e no dia 1º de janeiro vamos reunir a equipe toda para resolver este grave problema dos postos de saúde, contratando médicos e enfermeiros", declarou.

Dos municípios gaúchos que foram para o segundo turno, Santa Maria foi o que teve a votação mais apertada no primeiro turno. Pozzobom havia sido segundo com apenas 709 votos a menos que Valdeci de Oliveira. O tucano assim impede o petista de chegar ao terceiro mandato como prefeito na cidade – Valdeci foi eleito pela primeira vez em 2000 e reeleito em 2004.

Natural de Santa Maria, Jorge Pozzobom, de 46 anos, é formado em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e atua como advogado criminalista. O início na vida pública ocorreu na década de 90. Em 2000, assumiu o cargo de suplente de vereador na cidade. A primeira eleição direta para a câmara municipal ocorreu quatro anos depois. Da Câmara Municipal, Pozzebom passou para a Assembleia Legislativa, onde foi eleito em 2014 com 33.474 votos. Casado, pai de duas filhas, Pozzobom também foi secretário municipal de Assistência Social e Secretário Estadual Adjunto.

Correio do Povo