person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Manuela mostra convicção de que Porto Alegre elegerá hoje sua primeira prefeita

Ao votar, pela manhã, candidata repetiu que cidade vai repudiar "velha política" e "dizer sim à esperança"

| Foto: Ricardo Giusti

A candidata Manuela D’Ávila (PCdoB) se mostrou confiante na possibilidade de vitória na disputa pela prefeitura de Porto Alegre na manhã deste domingo e a vinculou a uma nova etapa para a Capital. “Hoje a cidade dará um passo importante de reencontro com sua história, com a participação popular, com a luta para se tornar sustentável, limpa, organizada, com escola para todas as crianças. Sou muito honrada de saber que Porto Alegre hoje vai eleger a sua primeira prefeita, para dizer não à velha política e sim à esperança”, assinalou ela, após votar, na metade da manhã, no colégio Santa Inês, no bairro Petrópolis.

A candidata também fez referência à polarização da eleição e às campanhas de desinformação que ajudaram a acirrar ainda mais o pleito na Capital. “Hoje nossa cidade vai começar a construir um caminho novo, um caminho inspirado na verdade, onde vamos poder olhar para os nossos filhos e dizer que mentir não compensa”, declarou, em uma breve manifestação para veículos de comunicação e apoiadores que a acompanhavam na saída do colégio. A larga distribuição de conteúdos falsos já havia marcado a campanha do primeiro turno da disputa, e se acentuou no período de 15 dias em que aconteceu a do segundo. “Foi uma campanha marcada por muita violência política, muita mentira, distribuída primeiro no submundo da internet e depois no mundo oficial dos caminhões de som. E mesmo ontem com a distribuição de uma pesquisa falsa. Mas hoje Porto Alegre vai derrotar tudo isso”, insistiu Manuela, após agradecer pelo trabalho realizado pela imprensa no pleito.

A candidata votou às 10h10min. Com ela estava a filha, Laura, de cinco anos. Ao colégio, a candidata chegou acompanhada ainda pelo marido e por seu vice na chapa, Miguel Rossetto (PT). O vereador Pedro Ruas (PSol), a deputada estadual Sofia Cavedon (PT) e o presidente municipal do PCdoB, Adalberto Frasson, também estavam com ela. Após o Santa Inês, a candidata acompanhou o voto de Rossetto, na escola estadual Dinah Pereira, no Bom Fim.

Durante o horário do almoço e a tarde ela permanecerá em agenda privada com a família. Às 17h30min se deslocará para o Hotel Embaixador e acompanhará o final da apuração. Depois que o resultado estiver consolidado, também no hotel, concederá coletiva de imprensa.

Flavia Bemfica