person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Melo se reunirá com Marchezan para iniciar processo de transição em Porto Alegre

Emedebista acompanhou contagem dos votos com a família em sua residência e depois esteve na concentração de apoiadores no Ritter Hotel

Emedebista acompanhou contagem dos votos com a família em sua residência e depois esteve na concentração de apoiadores no Ritter Hotel | Foto: Mauro Schaefer

Eleito prefeito de Porto Alegre com 54,63% dos votos, Sebastião Melo (MDB) foi recebido com festa por uma multidão no Ritter Hotel, na região central, após a apuração na noite desse domingo. O discurso de união que permeou toda a campanha - ele comandou a maior coligação desta disputa - se repetiu no agradecimento aos tantos apoios recebidos. Melo garantiu que nesta segunda-feira estará com o prefeito Nelson Marchezan Júnior para garantir o início do processo de transição. Disse ainda que quer se reunir com o governador Eduardo Leite na terça-feira e solicitou a deputados reunião com o presidente Jair Bolsonaro. 

O Cais Mauá e a regularização fundiária serão algumas das pautas discutidas com Leite. Já com o presidente, obras como a da avenida Severo Dullius, financiada pela Caixa, e a vacina contra a Covid-19 serão discutidas. “Num processo federativo, o prefeito tem que ter uma relação republicana com o governo federal, e teremos.” Ao enaltecer apoios, o emedebista, no entanto, se negou a falar sobre composição de governo e disse que manterá diálogo com a Câmara. 

A eleição de Melo, vice-prefeito de 2013 a 2017, marca o retorno do MDB ao comando do Paço Municipal mais de dez anos após a saída de José Fogaça, desta vez com uma chapa com uma orientação declaradamente liberal, o que será garantido através do comando do vice-prefeito eleito Ricardo Gomes (DEM) na área econômica. No discurso da vitória, ambos assumiram o compromisso de terminar obras inacabadas, de revitalizar o Mercado Público e dar prioridade ao Centro Histórico e às entradas da cidade. Também reafirmaram que não aumentarão impostos e cancelarão os aumentos previstos para o IPTU, garantindo o equilíbrio fiscal.

O tema Covid-19 foi tratado como prioridade, com a ressalva feita durante a campanha de que as atividades econômicas não podem ser paralisadas. Melo voltou a afirmar que, caso o governo federal não garanta a vacina, buscará a aquisição através de um consórcio metropolitano. “Vamos criar um comitê do Covid. Vai ser balizador, com infectologistas, médicos e economistas.  Vamos preparar a cidade para a vacina”, declarou.

O dia de votação foi semelhante ao do dia 15. Depois de conceder entrevistas pela manhã e votar no início da tarde, Melo seguiu para casa no Guarujá, na zona Sul. Cansado e quase sem voz, declarou que pouco dormiu nas últimas semanas. No discurso da vitória, lembrou sua vinda de Goiás para a Capital em 1978, de sua trajetória como balconista, carregador da Ceasa até se eleger vereador, deputado estadual e, agora, prefeito. “Obrigado, Porto Alegre. Vou devolver a ti em dobro o que você me deu de oportunidades.”

Henrique Massaro