person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Projetos para crianças predominam no horário eleitoral de Porto Alegre

Muitos candidatos apostaram na data comemorativa para apresentar suas propostas para a infância

Candidatos à prefeitura de Porto Alegre deram atenção especial ao Dia da Criança no horário eleitoral na tarde desta segunda-feira. Entre os assuntos, predominaram críticas sobre a falta de vagas nas creches na Capital, a defesa de ações desenvolvidas de acolhimento, e a apresentação de projetos que já foram ou são desenvolvidos na cidade. As crianças também marcaram presenças nas inserções dos postulantes ao Paço Municipal.   

Por ordem de exibição, o candidato Gustavo Paim (PP) foi o primeiro a abordar a temática. Ele citou a presença de crianças nas sinaleiras e disse que fará programa de acolhimento. O jingle da campanha foi cantado por crianças. 

A candidata Manuela D'Ávila (PCdoB) também abordou o dia da criança, citando o fato de que muitas vivem sem condições mínimas na cidade. Defendeu a necessidade de reorganização do calendário escolar, com o turno inverso, a ampliação da rede de creches, especialmente nas regiões com mais necessidades, e apresentou o projeto 'renda básica para a primeira infância'. 

O candidato Sebastião Melo (MDB) usou o início do programa para falar sobre a data comemorativa. Em seguida, o programa deu atenção ao candidato a vice, Ricardo Gomes. 

O programa do prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB) foi gravado dentro da casa dele, ao lado da esposa Tainá, que prestou depoimento, e dos três filhos. Ele falou sobre ações de proteção às crianças no seu governo, como a ampliação do acolhimento de crianças e adolescentes; o aumento de vagas na educação infantil, a clínica da família e a entrega dos kits bebê, doados às gestantes. 

Juliana Brizola (PDT) falou da necessidade de acolhimento das mães e das crianças, com o depoimento de mães sobre a falta de vagas em creches. E apresentou ainda dois programas: "Nenhuma criança sem creche" e o "Creches noturna. Mãe trabalhadora, criança bem cuidada". 

José Fortunati (PTB) também abordou o dia das crianças, lembrando de ações que desenvolveu quando era prefeito, como a criação de vagas nas creches. Recordou ter recebido o título 'prefeito amigo da criança', entregue pela Fundação Abrinq. 

Os candidatos ao Paço Municipal também apresentaram propostas e fizeram referência ao dia das crianças nas redes sociais. 

Mauren Xavier