person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Em ato simbólico, três vereadoras são empossadas na Câmara de Porto Alegre

Suplentes assumem por uma semana, em homenagem ao dia internacional da mulher

A posse das vereadoras aconteceu em formato totalmente virtual | Foto: Ederson Nunes/CMPA/CP

No dia internacional da mulher, a Câmara de Porto Alegre, em ato simbólico, empossou três vereadores suplentes para exercerem o mandato durante uma semana. Na bancada do PT, assumiram, no lugar dos vereadores Leonel Radde e Jonas Reis, as suplentes Cris Medeiros e Maristela Maffei. O ato também ocorreu na bancada do Solidariedade. O vereador Clàudio Janta se licenciou do cargo para Bernadete Senna assumir em seu lugar. 

"Nós mulheres somos a maioria da população, devemos e podemos acessar espaços de ocupação de poder", destacou a vereadora Cris Medeiros, em seu discurso de posse, e completou afirmando que o seu mandato será feminista, antirascista e em defesa dos direitos humanos. A vereadora Maristela Maffei agradeceu a possibilidade de retomar à Casa. "A política de gênero vai além da violência. Se nós não tivermos políticas de geração e renda, nunca conseguiremos ter um país com igualdade", afirmou, pontuando ainda que pretende apresentar projetos. 

As vereadoras também prestaram homenagem à secretária de Mulheres do PT de Porto Alegre, Michele Sandri da Costa, que faleceu na madrugada desta segunda-feira, vítima da Covid-19. Ambas pediram vacina e responsabilidade dos gestores públicos. A vereadora Laura Sito (PT) e o vereador Pedro Ruas (PSol) também fizeram um tributo à Michele, pedindo responsabilidade no enfrentamento à pandemia. "Em nome dela (Michele) temos de seguir na luta. É o que ela nos diria", finalizou Ruas.  

Em seu discurso de posse, a vereadora Bernadete Senna (Solidariedade) atentou para o período crítico que o Estado está passando em função da Covid-19. "Temos algumas coisas a comemorar, mas eu gostaria de ter mais. Vejo leis brandas para as violências que acontecem dentro da nossa casa e da nossa comunidade. Deixo aqui meu manifesto: para nós, mulheres negras, a situação é bem pior", finalizou.  

Durante a sessão, as vereadoras Lourdes Sprenger (MDB), Tanise Sabino (PTB), Comandante Nádia (Dem) e o vereador Airton Ferronato (PSB) também prestaram suas homenagens. A deputada estadual Sofia Cavedon (PT) também acompanhou a sessão. 

*Sob supervisão de Mauren Xavier

Flávia Simões*