person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

"Estamos fazendo um experimento", diz Mujica sobre a maconha

Presidente do Uruguai, em visita ao RS, acredita que legalização no país é um contra-ataque ao tráfico

Presidente do Uruguai acredita que legalização no país é um contra-ataque ao tráfico | Foto: Claudio Fachel / Palácio Piratini / CP
Por Cintia Marchi

Em vigor desde o final do ano passado, a legalização do cultivo e venda da maconha no Uruguai foi tema de pergunta para o presidente José Pepe Mujica, em coletiva de imprensa nesta quarta-feira, no Palácio Piratini. Mujica explicou que a estratégia é um contra-ataque ao tráfico no país e, ao conhecer quem são os consumidores, ele acredita que é mais fácil o país atuar no assunto com políticas de saúde pública. “Não tem nada a ver com turismo e toda esta bobagem que falam por aí”, alfinetou.

Mujica defende Brasil como líder na América Latina
Sustentabilidade é tema de discurso de Mujica no RS

Sobre a mesma iniciativa servir ao Brasil, Mujica prefere a prudência. “Não posso recomendar ao Brasil, porque não sabemos se vai ser uma solução. Temos que experimentar. Estamos fazendo um experimento”, acrescenta o presidente, ao lembrar que o último século de luta contra as drogas, sem a legalização, não foi necessário para combater o narcotráfico.

Pela lei, o Estado uruguaio assume o controle e a regulação das atividades de importação, produção, armazenamento, comercialização e distribuição de maconha ou de seus derivados. Todos os uruguaios ou residentes no país, maiores de 18 anos, que tenham se registrado como consumidores, podem comprar a erva em farmácias autorizadas.

Bookmark and Share

Correio do Povo