person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Eunício nega que Senado seja responsável por aprovar "pautas bombas"

Parlamentar afirmou que Casa está trabalhando para alavancar desenvolvimento do país

Eunício afirmou que Senado está trabalhando para reduzir incentivos fiscais | Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil / CP
O presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), usou o microfone do plenário na manhã desta quinta-feira para se defender e negar que a Casa seja responsável pela aprovação das chamadas "pautas bombas", matérias que contribuem para aumentar o rombo orçamentário do governo. "Não estamos aqui fazendo pautas bombas para qualquer outro governo", disse enquanto a Casa caminhava para aprovar a MP 843 que cria o Rota 2030, com incentivos fiscais para o setor automobilístico.

"Não estamos aqui ampliando incentivos, estamos reduzindo em 40% os incentivos fiscais que hoje já existem no Nordeste", disse. "A pauta bomba que estamos fazendo é dar oportunidade para que o governo tenha recursos para ajudar no desenvolvimento do país", completou.

• Toffoli afirma que auxílio-moradia é "ônus" e reajuste, apenas recomposição

Na quarta-feira, os senadores aprovaram o reajuste de 16,38% no salário dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e dos membros da Procuradoria-Geral da República (PGR). Considerado o teto do funcionalismo, a remuneração passará de R$ 33,7 mil para R$ 39,2 mil mensais.

O projeto foi incluído na pauta de votação do dia de última hora e sem um acordo entre as lideranças. A aprovação da medida provocou uma avalanche de críticas aos parlamentares.

AE