person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Ex-secretário Cézar Busatto morre aos 66 anos

Economista sofria de câncer e estava em tratamento

Ex-secretário Cézar Busatto morre aos 66 anos | Foto: Ricardo Giusti / CP Memória
O ex-secretário e ex-deputado estadual Cézar Busatto morreu aos 66 anos na madrugada desta segunda-feira em Porto Alegre. O economista, que lutava contra um câncer, estava internado na área de oncologia do Hospital Moinhos de Vento. Natural de Veranópolis, Busatto será velado na Assembleia Legislativa a partir do meio-dia de hoje. A sala da cerimônia ainda não foi definida.

Entre 1987 e 1990, o economista foi secretário especial de Governo e adjunto da Fazenda no mandado de Pedro Simon. Em 1994, foi eleito deputado estadual pelo MDB, sendo que, no meio do mandato, licenciou-se para assumir a Secretaria Estadual da Fazenda.

Em 1998 foi eleito para a Assembleia Legislativa do RS, sendo reeleito em 2002, mas já pelo PPS. Em 2004, atuou na gestão de José Fogaça na prefeitura de Porto Alegre.

Em 2008, deixou a prefeitura para assumir a Casa Civil estadual no governo de Yeda Crusius. Contudo, deixou o cargo cinco meses depois, após a gravação de uma conversa ser divulgada pelo então vice-governador Paulo Feijó. No diálogo, o então chefe da Casa Civil revelou ter conhecimento de que estatais, como Detran e Banrisul, financiaram partidos indiretamente. A gravação resultou no pedido de demissão de Busatto. 

Em maio de 2009, assumiu como secretário de Desenvolvimento e Inovação de Santa Maria na gestão de Cezar Schirmer, atual secretário da Segurança do RS. Em abril de 2010, voltou a Porto Alegre, onde assumiu a Secretaria de Coordenação Política e Governança na administração de José Fortunati.

Busatto deixa a mulher e dois filhos, sendo um deles o atual secretário da Fazenda de Porto Alegre, Leonardo Busatto.


Correio do Povo