person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Governador Eduardo Leite diz que modelagem das privatizações levará 500 dias

Estruturação será montada com apoio do BNDES

Eduardo Leite afirmou que modelagem das privatizações levará 500 dias | Foto: Mauro Schaefer / CP Memória

O governador Eduardo Leite (PSDB) projetou na manhã desta quarta-feira que o processo de estruturação das vendas das três estatais do setor de energia durará entre 400 e 500 dias a partir da chegada dos projetos de autorização das privatizações à Assembleia Legislativa. "A estruturação toda, a modelagem, o 'valuation', temos uma perspectiva de tempo de cerca de 400, 500 dias. É praticamente um ano e meio. É natural, pois é um processo complexo, que precisa percorrer todas as etapas."

O objetivo do governo é encaminhar os três projetos ao Legislativo após a aprovação em segundo turno da PEC que retira da Constituição estadual a exigência de plebiscito para que a população decida pela venda ou não da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), Sulgás e Companhia Riograndense de Mineração (CRM). Nessa terça, a Assembleia aprovou a PEC em primeiro turno, por 40 votos a 13. O segundo turno da votação está previsto para o início de maio. E, após, ainda em maio, o Executivo encaminha os projetos específicos das vendas.

A modelagem será feita em paralelo com a tramitação dos projetos na Assembleia. Segundo Leite, o tempo necessário para a modelagem não atrapalha a pretensão do governo de aderir ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF) para renegociar a dívida com a União. As declarações do governador foram feitas em coletiva de avaliação da aprovação em primeiro turno da PEC, antes do lançamento do Plano Plurianual, na sede do Ministério Público.

 

Flavia Bemfica