person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Governo do RS assina em Barcelona acordo para ampliar parcerias na área da inovação

Acordo foi feito com a Funitec La Salle permitirá acesso de empresas às soluções em tecnologia desenvolvidas na cidade espanhola

| Foto: Mauren Xavier / Especial / CP

Durante a visita a Barcelona, na Espanha, o governo do Rio Grande do Sul assinou acordo de inovação com a Funitec La Salle - Universidade Ramon Llull, nesta quinta-feira. O memorando de entendimento busca ampliar as parcerias e as iniciativas na área de Inovação. 

Segundo o secretário estadual de inovação, Luís Lamb, a Funitec é um importante hub de Barcelona e o conhecimento desenvolvido será compartilhado com as empresas da área de tecnologia do Estado. "O Rio Grande do Sul está apoiando e financiado diversos hubs. E com o acordo eles vão poder se beneficiar do conhecimento que Barcelona teve em gerar uma economia criativa e inovadora", explicou. 

Na prática, os interessados em desenvolver projetos na área da tecnologia terão acesso às soluções já construídas em Barcelona, que é uma referência na área de inovação no mundo. A parceria foi uma das agendas do governo do Estado em Barcelona, dentro da missão governamental. Durante o dia, os integrantes conheceram diversas iniciativas voltadas para o segmento. 

"As cidades precisam se renovar"

A assinatura do memorando de entendimento ocorreu durante visita da comitiva à Agência de Desenvolvimento Barcelona Activa, mantida pela prefeitura da cidade. O espaço é uma das referências em inovação, estando localizado no chamado distrito 22@. A região foi revitalizada, por um projeto idealizado por Josep Piqué, que também atua nas ações do Pacto Alegre, e busca dar suporte às iniciativas inovadoras.

Durante a visita, o comissário para a promoção da cidade de Barcelona, Pau Solanilla, ressaltou que o desafio atual é unir as diferentes inovações. Em Barcelona pensamos que a inovação é muito mais que a tecnológica. Estamos falando de inovação política, que precisam se atrever a fazer as coisas de forma diferente, é preciso inovação social, e, obviamente, a inovação econômica e tecnológica. Na verdade, conciliar essas inovações é o que pode oferecer uma plataforma para a construção do futuro de êxito", pontuou.   

Segundo ele, equilibrar esses elementos é um desafio para qualquer cidade, mas é um caminho. Assim, ele destacou que as cidades precisam seguir se renovando, como é o caso de Barcelona, que, mesmo bem posicionada mundialmente no campo da inovação, precisa seguir se reinventando. "Creio que qualquer cidade que teve um êxito no passado precisa pensar o seu futuro. O mundo se move muito rapidamente. E, obviamente, a inovação é um fator crítico de nosso mundo", ponderou. 

A inovação social 

Um projeto sem fins lucrativos que beneficiam jovens e famílias, há mais de 50 anos, com ações de apoio, como por  meio da educação e da inserção do mercado de trabalho. Esse é um dos conceitos da Fundesplai, fundação Catalã do Lazer, que promove a chamada tecnologia social. Segundo Adair Meira, co-presidente global do Demà Jovem (programa da Fundesplai),  que a fundação é pioneira na Europa em investimento na tecnologia social. "É a que tem como objetivo fazer mais com menos. E sobretudo fazer com que aqueles que precisam de educação, cultura, renda e, especialmente, os jovens, recebam esses serviços com qualidade e com impactos positivos em suas vidas", explicou. Na prática, são investimentos na formação social. 

E uma das maneiras desse trabalho é o projeto “Demà Jovem”, aliança global entre a Fundesplai e a Renapsi, partilhada com entidades socioeducativas de Espanha, Itália, Portugal, Romênia, Suécia e Holanda, focada na juventude. A projeção é auxiliar 100 mil jovens no período de 5 anos. Segundo ele, a plataforma, apresentada nesta quinta-feira, em Barcelona, está disponível para ser aplicada no Brasil, mais especificamente no Rio Grande do Sul. Porém, ainda depende de uma série de interações para ser implementado. 

Ao conhecer o projeto, o governador enfatizou a importância do investimento nos jovens. Especialmente, no momento de grande transformação econômica. "É importante que possamos oferecer aos nossos jovens a oportunidade de serem inseridos neste novo mundo que se apresenta, com as habilidades e competências que essa nova economia vai exigir, mas também como cidadãos com mais respeito à diversidade e à inclusão”, afirmou.
 

Mauren Xavier, direto de Barcelona