person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Indicado para diretoria do Banco Central, Galípolo será sabatinado pelo Senado nesta terça

Após passar pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), indicado do governo ainda será submetido à votação no plenário da Casa

Galípolo foi indicado para diretoria do Banco Central | Foto: WASHINGTON COSTA / MF / CP

Acontece nesta terça-feira, às 8h 30, na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, a sabatina do economista Gabriel Galípolo para a diretoria do Banco Central (BC). Ele foi indicado pelo governo federal para o cargo de política monetária do BC.

Galípolo, é homem de confiança do ministro Fernando Haddad, sendo o seu número 2 na Fazenda até maio, quando foi exonerado após a indicação para o BC. Ele é cotado apara assumir a presidência do Banco Central, após o término da gestão de Campos Neto.

Além dele, o Senado também fará questionamentos ao advogado Ailton de Aquino Santos, indicado para a outra vaga.


Perfil

Galípolo é conselheiro econômico na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Antes disso, o economista foi presidente do Banco Fator por quatro anos, de 2017 a 2021, tendo deixado a instituição após o BTG Pactual comprar a Fator Corretora.

Consultor na área de parcerias público-privadas (PPP), Galípolo ocupou cargos no governo do estado de São Paulo na gestão José Serra. Em 2007, chefiou a Assessoria Econômica da Secretaria de Transportes Metropolitanos. No ano seguinte, dirigiu a Unidade de Estruturação de Projetos da Secretaria estadual de Economia e Planejamento.

Mestre em Economia Política pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Galípolo é pesquisador sênior do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri).

Correio do Povo