person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Indicados ao BRDE e Badesul devem ser sabatinados na semana que vem

Ex-governador Ranolfo e ex-secretários devem ser ouvidos em mesma sessão da Comissão de Finanças da Assembleia

Busatto e Ranolfo (foto) foram indicados ao BRDE, enquanto Gastal comandará Badesul | Foto: Grégori Bertó / Palácio Piratini

As indicações do governo de Eduardo Leite (PSDB) para as cadeiras do RS no Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e ao comando do Badesul tiveram requerimentos publicados nesta quinta-feira. Os indicados devem ser sabatinados pela Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle da Assembleia Legislativa, presidida pela deputada Patrícia Alba (MDB), no próximo dia 30. 

Recomendada pela presidente da comissão, a arguição do ex-governador Ranolfo Vieira Junior e do ex-secretário da Fazenda Leonardo Bussato, indicados para cadeiras na diretoria do BRDE, e do ex-secretário de Planejamento Claudio Gastal, escolhido pelo governo como diretor-presidente do Badesul, deverá ser conjunta. O objetivo é agilizar o processo. Ranolfo será indicado, posteriormente, à presidência no banco dentro do rodízio entre os estados da Região Sul, ao chegar a vez do RS.

"Trata-se de um rito estabelecido pelo regimento da Assembleia. Em razão da importância dos cargos, ouvir os indicados é demonstrar respeito e mostrar compromisso com a população", afirmou Patrícia Alba. Após ouvirem os três, seguindo o regimento interno, a comissão escolherá um relator para cada uma das indicações e, após apreciar os relatórios, a confirmação dos nomes ainda dependerá do Plenário.

Felipe Nabinger