person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Janaína Paschoal pede que eleitores do Amapá apoiem impeachment de Toffoli

Segundo parlamentar, presidente do STF tem tido série de atitudes questionáveis

De acordo com Janaína Paschoal, Senado deve trabalhar para impeachment de Dias Toffli | Foto: Pablo Valadares / Câmara dos Deputados / CP

A deputada estadual Janaína Paschoal (PSL-SP) pediu que os moradores do Amapá apoiem o pedido de impeachment do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli. 

Segundo Paschoal, "o Senador Alcolumbre só precisa receber a denúncia, para o Senado poder atuar". O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, foi eleito como senador pelo estado do Amapá e, por isso, a parlamentar considera os moradores do estado fundamentais para "mostrar a Davi Alcolumbre o seu papel neste momento". 

Na sexta-feira, a deputada afirmou, no Twitter, que Toffoli "vem num crescente de ações questionáveis".

Na semana passada, Toffoli, exigiu dados sigilosos do Banco Central e da Receita Federal que envolvem 600 mil pessoas e decisão gerou reações na ala do Senado que defende a investigação de ministros do Supremo. 

Dias Toffoli está no STF desde 2009, quando foi nomeado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O magistrado assumiu a presidência da mais alta Corte do Brasil em setembro de 2018, substituindo a ministra Cármen Lúcia, que estava no posto desde 2016. Toffoli também é o atual presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

No última dia 7, Toffoli foi decisivo no julgamento no STF sobre prisão de réus condenados em segunda instância. Seu voto permitiu a presos condenados a aguardarem em liberdade até serem esgotadas as possibilidades de reaver o processo na Justiça, o chamado trânsito em julgado. O entendimento geral do Supremo provocou reações na Câmara e no Senado de parlamentares que são favoráveis à medida

R7 e Correio do Povo