person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Liminar suspende aumento de alíquota previdenciária do judiciário do RS

Sindicato argumentou que medida só trouxe prejuízos, sem garantir aposentadorias

Representação da categoria garantiu manutenção de índice em 11% | Foto: TRF4 / Divulgação CP

O Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal e Ministério Público da União no RS (Sintrajufe/RS) obteve decisão liminar contra a União Federal para determinar a suspensão do aumento da alíquota previdenciária de 11% para 14%, bem como da sistemática de alíquotas progressivas no cálculo da contribuição previdenciária. Esses aumentos estão previstos na emenda constitucional (EC) 103/2019, da reforma da Previdência.

A diretora do Sintrajufe/RS, Clarice Camargo, afirma que a decisão, confirmada na terça-feira, faz justiça a servidoras e servidores contra uma reforma que "reduziu salários e não busca garantir as aposentadorias". "Agora vamos peticionar para que as administrações dos tribunais cumpram esta decisão o quanto antes", destaca. Na decisão, o juiz federal Ricardo Nüske, da 13ª Vara Federal, de Porto Alegre, apontou que o aumento implementado pela reforma da Previdência viola os princípios da precedência do custeio e da regra de contrapartida, da proibição do efeito de confisco e da isonomia.

De acordo com o magistrado, o cenário trazido pela EC 103/2019 “mostra-se ainda pior” porque só trouxe prejuízos, uma vez que, além de aumentar determinadas alíquotas, agravou os requisitos para concessão dos benefícios previdenciários.

Felipe Samuel