person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Lula diz que renegociar termos da dívida dos estados é “obrigação” da União

Em Porto Alegre, presidente responde a apelo de Eduardo Leite e afirma que iniciativa “não é nenhum favor”

| Foto: Ricardo Giusti

O presidente Lula disse no início da tarde desta sexta-feira, na Fiergs, que o governo federal "vai sentar com os governadores" para tratar da renegociação dos contratos das dívidas dos estados com a União.
A garantia foi dada ao final do discurso de Lula na solenidade de anúncio de investimentos do Novo PAC, realizada na Fiergs. Foi a primeira vez que um presidente da República admitiu, com tanta clareza, e em público, a possibilidade de uma renegociação que atenda aos anseios dos estados.
Lula fez uma manifestação de 35 minutos, de viés absolutamente político, e marcada pela emoção, a defesa da democracia e a homenagem a gaúchos ilustres, como Getúlio Vargas e Leonel Brizola.
Dirigindo-se diretamente ao governador Eduardo Leite, Lula disse que o governo federal está determinado a negociar os termos dos contratos.
Ele lembrou que o ex-governador Jair Soares já apontava o problema. Citou ainda Pedro Simon, Olívio Dutra e Tarso Genro. "O Simon queria que eu pagasse uma conta da época do Getúlio. O Tarso falava da dívida, o Olívio falava, você fala. Então, alguma coisa tá errada.”


O presidente assinalou que uma nova renegociação "não será nenhum favor." Ele emendou ainda que é uma obrigação do governo federal "sentar e encontrar uma solução."

As garantias do presidente acontecem após o governador Eduardo Leite passar os últimos meses insistindo na necessidade de alteração nos termos do contrato assinado dentro do Regime de Recuperação Fiscal (RRF).
Na véspera da chegada de Lula ao RS Leite havia destacado que a questão da dívida seria a sua principal pauta de conversa com o presidente. Ele vai tratar do tema no almoço reservado que ocorre neste início da tarde na Fiergs. E deu início a abordagem da questão ainda durante o trajeto do presidente entre o aeroporto e a federação, pela manhã.

Após o encerramento da solenidade, durante a coletiva de imprensa dos ministros, o titular da Casa Civil, Rui Costa, foi questionado sobre os termos da nova renegociação. O ministro respondeu que o conceito da proposta que a União fará aos estados já foi concluído. Mas disse que o anúncio dos termos caberá ao titular da Fazenda, Fernando Haddad. Costa confirmou também que Haddad chamará os governadores nos próximos dias para apresentar a proposta. A expectativa é de que isto ocorra ainda na próxima semana.

Flavia Bemfica