person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Ministro interino do GSI diz que vai tornar públicas todas as imagens do 8 de Janeiro

Material solicitado será enviado ao STF, de acordo com Ricardo Cappelli; vazamento de vídeo derrubou o ministro Gonçalves Dias

| Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil / Divulgação / CP

Chefe interino do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli, disse nesta sexta-feira que vai tornar públicas todas as imagens dos atos de vandalismo do 8 de Janeiro. Segundo ele, o material também será enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF). 

"Seguiremos trabalhando no GSI amanhã [sábado (22)], a partir das 9h, para dar cumprimento às determinações do ministro Alexandre de Moraes. Enviaremos ao STF [Supremo Tribunal Federal] o material solicitado e tornaremos públicas todas as imagens do dia 8/01", comentou nas redes sociais.

Nessa quinta, Cappelli também informou que enviou ao STF dados de servidores que estavam no Palácio do Planalto no momento da invasão dos vândalos.

Imagens que mostram o ex-ministro Gonçalves Dias no Palácio do Planalto em 8 de janeiro causaram uma crise na cúpula do governo e motivaram o pedido de demissão do general. Ele prestou depoimento à Polícia Federal nesta sexta e afirmou não ter "qualquer responsabilidade" no episódio de depredação da sede do Executivo.

Vídeos do circuito de segurança do Planalto

Gravações mostram o ex-ministro ao andar entre os invasores, sem esboçar reação. As imagens também sugerem que servidores do GSI à época teriam facilitado a ação dos vândalos. Em alguns vídeos, agentes aparecem oferecendo água aos extremistas.

R7