person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Ministro Padilha anuncia construção de aeroporto em Portão

Obra do terminal "20 de Setembro" era cobiçada por seis cidades gaúchas

Padilha confirma construção de aeroporto em Portão | Foto: Facebook / Divulgação / CP
O Rio Grande do Sul ganhará um novo aeroporto. Em entrevista à Rádio ABC 900 de Novo Hamburgo, o ministro da Secretaria de Aviação Civil, Eliseu Padilha, confirmou que o terminal "20 de Setembro" será construído em Portão, no Vale do Caí. "É lá. Não temos outro local. Conversei com a prefeita de Portão e vamos declarar a área como de utilidade pública", anunciou. "Está liquidado! É lá", acrescentou Padilha.

Segundo Padilha, Portão é o sítio aeroportuário escolhido após uma avaliação feita pela Aeronáutica. "A Aeronáutica definiu que o local ideal é lá. Eu agora preciso apenas da descrição geodésia da área para proceder com o decreto correto com fins de desapropriação", explicou.

Em fevereiro, Padilha afirmou que seis municípios estavam postulando a construção do aeroporto 20 de Setembro: Caxias do Sul, Eldorado do Sul, Gravataí, Nova Santa Rita, Portão e Vacaria. Padilha disse que o local deve ficar pronto até 2029. Isso porque, segundo ele, o aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, estará obsoleto até lá.



Ampliação do Salgado Filho garantida

Anteriormente, Padilha afirmou que a ampliação do Salgado Filho, em Porto Alegre, está garantida apesar da impossibilidade da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) em homologar a obra que precisa da remoção total de todas as famílias que vivem nas vilas Dique e Nazaré.

O ministro comentou que “todos os entes públicos envolvidos no processo de ampliação da pista têm responsabilidades e atribuições”, e que “o projeto terá êxito caso cada um cumpra com a sua parte”. Com a ampliação, a pista do Salgado Filho deve ganhar 920 metros, passando a 3,2 mil metros de extensão, e tornando-se apta a receber voos de cargas e passageiros de maior porte, mantendo a capacidade do aeroporto pelo menos até o ano de 2029.

Correio do Povo