person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Mourão afirma que Brasil apresentou posições corretas na COP26

Para presidente em exercício, ações em prol do meio ambiente foram bem defendidas e país precisa focar o mercado de carbono

Para presidente em exercício, ações em prol do meio ambiente foram bem defendidas e país precisa focar o mercado de carbono | Foto: Bruno Batista /VPR/ CP

O presidente em exercício, Hamilton Mourão, afirmou, nesta sexta-feira, que o Brasil apresentou "posições corretas” durante a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26), sediada em Glasgow, na Escócia. Mourão ficará no comando do país durante uma semana, em Brasília, durante a viagem do presidente Jair Bolsonaro para Dubai. Bolsonaro participará da Expo Dubai 2020, em 15 de novembro, quando será comemorado o Brazilian Day no pavilhão do Brasil na feira.

Para Mourão, desde o primeiro momento da conferência internacional, o governo brasileiro reforçou o empenho para impedir o aumento da temperatura e das mudanças climáticas. Prova disso, segundo o presidente em exercício, estão o compromisso do Brasil com a NDC (Contribuições Determinadas Nacionalmente) em 50% para 2030, o desmatamento ilegal zero, a neutralidade de emissões de gases de efeito estufa até 2050, além das questões do crédito de carbono e das florestas.

“Agora estão os últimos acertos do mercado de carbono onde a posição brasileira está de acordo com os demais países. Espero que se chegue finalmente a uma boa conclusão nesse assunto”, disse.

Em relação aos dados divulgados pelo Inpe (Instituto de Pesquisas Espaciais), nesta sexta-feira, que apontam o recorde em outubro dos alertas de desmatamento na Amazônia, Mourão ainda ressaltou que é preciso avaliar todo o ciclo e não apenas um mês.

R7