person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Mourão fala em "contingenciamento" e nega corte em orçamento de universidades

Vice-presidente disse que a expectativa é de que a decisão possa ser revertida com a aprovação da Reforma da Previdência

Mourão participou da Festa Nacional da Cavalaria, em Tramandaí | Foto: Mauro Schaefer

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, disse neste sábado que a redução de 30% no orçamento das universidades federais se trata de um contingenciamento. Ele falou sobre o assunto após participar da Festa Nacional da Cavalaria, realizada no Parque Histórico Marechal Osório, em Tramandaí, no litoral Norte gaúcho, e também comentou outros assuntos referentes à União. 

“Não é corte, é contingenciamento. A arrecadação está baixa, todos os ministérios sofreram contingenciamento”, afirmou o vice-presidente. De acordo com ele, a expectativa é de que a decisão possa vir a ser revertida. Mas para que isso aconteça, explicou Mourão, o governo espera que a Reforma da Previdência seja aprovada e, com isso, a arrecadação melhore.

O vice-presidente ainda falou sobre o cancelamento da viagem do presidente Jair Bolsonaro aos Estados Unidos, onde receberia prêmio. Ele falou que a decisão se deu em função do prefeito de Nova York, Bill de Blasio, ter pedido o cancelamento da homenagem. “A realidade é que o presidente se sente incomodado pela atitude do prefeito de Nova York, que nada mais é do que uma disputa interna nos Estados Unidos”, disse Mourão ao explicar que a polêmica se deu por discordâncias entre o prefeito nova-iorquino, que é democrata, e o presidente Donald Trump, republicano.  

Greve de caminhoneiros

Outro ponto comentado por Mourão foi o boato de que uma nova greve dos caminhoneiros possa ocorrer em função do novo aumento no preço do diesel. De acordo com o vice-presidente, o assunto está sendo acompanhado pelos ministros do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno, de Minas e Energia, Bento Albuquerque, era Economia, Paulo Guedes, que estão assessorando o presidente. “Vamos aguardar os acontecimentos”, comentou. 

De Tramandaí, Mourão segue para Porto Alegre, onde pega avião para o Rio de Janeiro ainda neste sábado. Na capital carioca, o vice-presidente participará das comemorações do Colégio Militar na segunda-feira.

Henrique Massaro