person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Mourão subscreve PECs que envolvem ministros do STF

Uma das propostas prevê arguição periódica dos integrantes da maior Corte do país

Senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) | Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O senador gaúcho Hamilton Mourão (Republicanos) subscreveu duas propostas de emenda à Constituição (PECs) que envolvem o Supremo Tribunal Federal (STF). Os textos são de autoria do senador Styvenson Valentim (Podemos-RN) e ainda estão em fase de coleta de assinaturas mínimas para serem protocoladas. São necessárias 27 adesões, que representa um terço do Senado.  

A primeira PEC inclui na competência de controle administrativo e dos deveres funcionais do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) os ministros dos Tribunais Superiores e do STF.

A segunda prevê a realização de arguição pública de ministros do Supremo a cada oito anos, que pode representar a recondução ou não do magistrado pelo voto da maioria absoluta do Senado.

"Não faz sentido algum que apenas o STF fique de fora do controle da atuação administrativa e financeira do CNJ, conselho plural, criado em 2004, que não interfere em decisões judiciais. Dos três Poderes, apenas o STF permite mandato vitalício, o que pode ser contrabalanceado pela sabatina”, afirma o senador.

Correio do Povo