person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Pacote de Eduardo Leite conta com oito projetos

Governador encontrou deputados para um café da manhã para explicar medidas

Leite se reuniu com deputados para apresentar medidas de pacote | Foto: Guilherme Almeida

O pacote que o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, irá apresentar à Assembleia Legislativa contém oito projetos no total. São seis PLs (projetos de lei), um projeto de lei complementar e uma proposta de emenda à Constituição. Leite encontrou os deputados em um café da manhã no Galpão Crioulo para explicar as medidas. 

Alguns parlamentares deixaram o encontro mais cedo, mas o governador ainda permanece reunido com um grupo restante. Segundo o deputado Fernando Marroni (PT), não houve nenhuma palavra sobre medidas para servidores que recebem acima do constitucional. 

O deputado Eduardo Loureiro (PDT) informou que o governo fez algumas alterações nas mudanças sobre funções gratificadas, sobre as quais será aplicada uma regra de transição. Conforme ele, as medidas são bastante duras. Loureiro e Marroni são os dois integrantes da oposição que vieram para a reunião.

Já o parlamentar Elton Weber (PSB) disse que a exposição foi superficial e a bancada aguarda pelo protocolo dos projetos para estudar os textos. Conforme ele, de fato há necessidade de algumas mudanças, mas o que será mudado ainda precisa de análise. "Projetos deste tipo entram de uma forma no Legislativo mas, em geral, saem de outra", considerou.

O presidente da Assembleia, Luís Augusto Lara (PTB), afirmou que é necessária uma reforma possível, que "não mate o paciente". Em um governo só não vão se resolver os últimos 50 anos, segundo ele. Lara relatou ainda que os projetos não foram apresentados na íntegra. O deputado admitiu que nem todas as medidas vão passar. 

Flavia Bemfica