person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Porto Alegre recebe governadores do Sul e Sudeste em encontro do Cosud

A 10ª edição do evento de cooperação entre os sete Estados do bloco inicia no dia 29 de fevereiro com foco na segurança pública e mudanças climáticas

| Foto: Patrícia Cruz / Governo do Estado de SP / CP

Porto Alegre receberá o próximo encontro dos governadores dos sete estados das regiões Sul e Sudeste, entre os dias 29 de fevereiro e 2 de março. Será o 10º encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), que debaterá temas relacionados às duas regiões, através de grupos técnicos divididos em duas dezenas de temas.

"Com orgulho, recebemos esta edição em Porto Alegre. Teremos 20 grupos técnicos, o maior número até o momento, tratando de diversas temáticas em comum para as administrações estaduais”, diz o governador do RS, Eduardo Leite (PSDB).

Ele será o anfitrião do evento, que receberá os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos); de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo); do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL); do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB); do Paraná, Ratinho Júnior (PSD); e de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL).

O evento ocorrerá no Palácio Piratini, sede do governo gaúcho, e em outros três espaços na capital: a Casa da Ospa, o Theatro São Pedro e a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Durante o encontro, os governadores e suas equipes técnicas discutirão ações para fortalecer a cooperação entre os Estados, além de políticas públicas de interesse comum das duas regiões.

Leite vê como principais temas para o debate a segurança pública e o enfrentamento às mudanças climáticas. “São assuntos que receberam uma atenção diferenciada nas últimas edições e que pretendemos aprofundar para desenvolver ações integradas.” Na última edição, Leite defendeu um órgão comum entre os Estados para resposta às tragédias climáticas.

A abertura ocorrerá no dia 29 de fevereiro, às 15h, na Sala Sinfônica da Casa da Ospa. Em 1º de março, das 8h30 às 17h30, estão previstas as reuniões dos grupos de trabalho no Palácio Piratini, no Theatro São Pedro e na Unisinos. O evento se encerrará no dia 2 de março, às 10h. Coletivas de imprensa serão realizadas após a abertura e o encerramento.

Desde sua criação, em março de 2019, em Belo Horizonte, esta é a segunda vez que o encontro ocorre no Rio Grande Sul. A primeira foi em Gramado, em maio de 2019. São Paulo organizou a edição mais recente, em outubro do ano passado.

Com mais de 114 milhões de habitantes, os sete Estados respondem por 70% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, conforme levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Correio do Povo