person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

PT mostra força no Nordeste com três governadores eleitos

MDB, PSB e PCdoB também conquistaram lugares no executivo estadual da região

Camilo Santana conseguiu novo mandato no Ceará | Foto: José Cruz / ABr / CP
Grande responsável pelo empurrão que levou Fernando Haddad ao segundo turno, contra Jair Bolsonaro, o Nordeste teve três governadores do PT eleitos e uma candidata da sigla no segundo turno em seus oito Estados. Além destes, MDB, PSB e PCdoB garantiram o cargo executivo na região.

Alagoas

O governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), garantiu a reeleição para o governo de Alagoas. Com 81,48% das urnas apuradas, o candidato tem 791.816 votos (77,99%) e não pode ser mais alcançado por Josan Leite (PSL), que tem 10,47%. Renan Filho completou 39 anos, é casado com a administradora Renata Pires Calheiros e tem dois filhos.

Bahia

O atual governador Rui Costa (PT) garantiu a reeleição em primeiro turno, alcançando 75,86% dos votos. Ele não pode ser mais alcançado por José Ronaldo (DEM), com 21,82%. O governador reeleito é um dos fundadores do PT na Bahia, onde construiu sua carreira política a partir da militância no movimento sindical do setor petroquímico.

Ceará

O governador Camilo Santana (PT) garantiu a reeleição no Ceará com 77% dos votos válidos. Seu adversário mais próximo, General Theophilo (PSDB), obteve 12,5%. O governador reeleito do Ceará construiu uma carreira política vinculada à família Gomes, sendo secretário de governo em diversas oportunidades de Cid Gomes.

Maranhão

O atual governador do Maranhão Flávio Dino (PCdoB) garantiu sua reeleição com 59,45% dos votos válidos. Roseana Sarney (MDB) ficou em segundo lugar, com 29,44% dos votos válidos. Primeiro governador eleito pelo PCdoB no país, Dino conquistou o segundo mandato no Palácio dos Leões novamente derrotando o grupo político da família Sarney.

Paraíba

O candidato João Azevêdo Lins Filho (PSB) garantiu a vitória na disputa para o governo da Paraíba em primeiro turno, com 58% dos votos válidos. Lucélio Cartaxo (PV), em segundo lugar, com 23% dos votos válidos. Filiado ao PSB desde 2011, o governador eleito da Paraíba disputou este ano sua primeira eleição.

Pernambuco

Paulo Câmara (PSB) venceu a disputa para o governo de Pernambuco, garantindo a reeleição com 50,66% dos votos válidos. Armando Monteiro (PTB) ficou em segundo lugar, com 36,01% dos votos válidos. Os votos brancos somam 6,85% e os nulos, 23,01%. Câmara estreou nas urnas em 2014, apadrinhado pelo ex-governador e ex-ministro Eduardo Campos, morto em um acidente aéreo, durante a campanha presidencial de 2014.

Piauí

O candidato Wellington Dias (PT) venceu a disputa para o governo do Piauí, e garantiu a reeleição com 55,06% dos votos válidos. Ele ficou à frente do candidato Dr. Pessoa (Solidariedade), que obteve 20,83% dos votos válidos. Bancário e radialista, foi eleito para o quarto mandato de governador do Piauí.

Rio Grande do Norte

Os candidatos Fátima Bezerra (PT) e Carlos Eduardo (PDT) disputarão o segundo turno das eleições no Rio Grande do Norte no dia 28 de outubro. Fátima Bezerra teve 46,12% dos votos válidos e Carlos Eduardo 32,49%.

Correio do Povo