person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Reprovação de Jair Bolsonaro vai a 38%, diz Datafolha

Avaliação do governo, no entanto, ficou estável segundo pesquisa divulgada hoje

Aprovação de Bolsonaro caiu, segundo pesquisa do Datafolha | Foto: Evaristo Sa / AFP / CP

Pesquisa nacional feita pelo instituto Datafolha, divulgada nesta segunda-feira no jornal Folha de São Paulo, mostra que a reprovação do presidente Jair Bolsonaro subiu de 33% para 38% em relação ao levantamento anterior. Conforme os números revelados hoje, a aprovação do chefe de Estado brasileiro também caiu: de 33% para 29%. A avaliação do governo, no entanto, ficou estável, passando de 31% em julho para 30% em setembro.  

Na pesquisa anterior, o país estava dividido em três partes iguais, entre quem achava Bolsonaro bom ou ótimo; ruim ou péssimo e regular. Desde então, o governo do presidente viu aprovada a Reforma da Previdência na Câmara dos Deputados e esteve envolvido em polêmicas relacionadas ao presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Santa Cruz, além da indicação do filho Eduardo Bolsonaro para a embaixada do Brasil nos Estados Unidos.  

O governo de Jair Bolsonaro ainda atravessa a sua maior crise internacional até agora, relacionada às queimadas na Amazônia. A troca de acusações com o presidente da França, Emmanuel Macron, por conta da situação também está entre os principais acontecimentos da administração nos últimos meses. A perda de apoio entre os mais ricos, com renda mensal acima de 10 salários mínimos, foi acentuada, caindo de 52% em julho para 37% em setembro. 

Conforme o levantamento de hoje, as piores avaliações do presidente estão entre as pessoas mais pobres, em que 22% aprovam Bolsonaro, enquanto o índice de aprovação entre os mais jovens, com idades entre 16 e 24 anos, ficou em 24%.

A pesquisa Datafolha entrevistou 2.878 pessoas com mais de 16 anos em 175 municípios de todo o país em 29 e 30 de agosto; margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. 

Correio do Povo