person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Republicanos pedem a Biden fim de negociações com Irã, acusado de apoiar Hamas

Políticos vinculam as tratativas ao aumento da tensão em Israel

| Foto: Foto: Said Khatib / AFP / CP

Os republicanos pediram ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que interrompa as negociações em curso para ressuscitar o acordo sobre o programa nuclear do Irã, invocando um vínculo entre este país e os foguetes do Hamas disparados contra Israel. O senador Marco Rubio enviou uma carta assinada por quase todos os senadores republicanos, exigindo que Washington "não faça nada para enriquecer os inimigos de Israel".

O ex-secretário de Estado de Donald Trump Mike Pompeo vinculou as negociações atuais ao aumento da tensão em Israel e nos Territórios Palestinos. "E a equipe de apaziguamento de Biden está em Viena dando bilhões de dólares ao Irã e o caminho para as armas nucleares. Isso é perigoso", protestou ele, no Twitter.

Em 2018, Trump e Pompeo fecharam a porta para o acordo internacional que deveria impedir Teerã de obter a bomba atômica, por considerá-lo insuficiente. Também multiplicaram as sanções contra a República Islâmica.

Biden pretende retornar ao pacto e iniciou negociações indiretas com os iranianos em Viena, em abril, para determinar quais sanções Washington deve suspender em troca de Teerã voltar a cumprir seus compromissos. Enquanto as negociações seguem, o conflito israelense-palestino complicou ainda mais a situação, já que o Estado hebreu também se opõe, de forma ferrenha, ao acordo nuclear iraniano.

 

 

AFP