person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Revisor de processo do mensalão vota por condenação de Valério

Ricardo Lewandowski acompanhou decisão do relator Joaquim Barbosa

Revisor de processo do mensalão vota por condenação de Valério | Foto: Nelson Jr. / SCO / STF / CP
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, revisor do processo do mensalão, votou pela condenação do publicitário Marcos Valério em dois momentos distintos desta quarta-feira, pelo crime de peculato. Ele seguiu o entendimento de Joaquim Barbosa, relator do caso, de que Valério atuou para receber indevidamente milhões de reais a título de antecipação de recursos do Fundo Visanet e de bônus de volume.

No caso das antecipações, Lewandowski relatou que houve um prejuízo financeiro de R$ 73 milhões do Banco do Brasil. Ele lembrou que as antecipações foram consideradas irregulares por auditoria interna do Banco do Brasil, análise do Tribunal de Contas da União (TCU) e perícia feita pela Polícia Federal (PF). Os órgãos consideraram que não houve prestação de serviços e ainda a agência DNA Propaganda apresentou notas frias para justificar a realização dos trabalhos. "As irregularidades assumem contornos de crime", destacou.

O revisor se valeu dos mesmos argumentos que utilizou com o ex-diretor de marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato para votar pela condenação de Valério pelo crime de peculato no caso da bonificação de volume. Esse bônus se refere a uma comissão a que as agências de publicidade têm direito no momento da publicação de anúncios em veículos de comunicação.


Bookmark and Share

AE