person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Sartori prepara segunda lista de perguntas para Tarso Genro

Governador eleito já repassou 15 questões para atual administração

Governador eleito já repassou 15 questões para atual administração | Foto: Caroline Bicocchi / Piratini / CP
O grupo de transição do governador eleito, José Ivo Sartori (PMDB), prepara uma segunda leva de questionamentos para encaminhar à administração Tarso Genro (PT). De acordo com José Fogaça, porta-voz do núcleo de transição peemedebista, as novas perguntas serão enviadas provavelmente no início da próxima semana, e seu encaminhamento não precisa aguardar pelas respostas das primeiras 15 questões formuladas pelo PMDB na última terça-feira.

O núcleo peemedebista também oficializou, durante reunião com cerca de 40 técnicos ocorrida na sede da Procergs no bairro Tristeza, na tarde de quinta-feira, a divisão dos grupos temáticos que serão responsáveis pelo diagnóstico da situação do Estado e pela elaboração das medidas a serem adotadas pelo novo governo. Ao todo, são 15 grupos, divididos por áreas como infraestrutura, educação, saúde, segurança e governança. “A partir dos trabalhos, vamos estabelecer perspectivas em dois níveis: uma para as medidas mais emergenciais, referentes aos três primeiros meses de governo, e outra que abarcará as medidas do primeiro ano da administração Sartori”, explicou Fogaça.

Por enquanto, os grupos são formados majoritariamente por peemedebistas, com algumas indicações do PSB e do PPS. Da reunião na quinta participaram, como grupo dirigente, além de Carlos Búrigo e Fogaça (que integram o núcleo político da transição), também João Carlos Brum Torres e o atual diretor do Dmae, Flávio Presser. O professor José Oltramari, que tem trajetória vinculada à Universidade de Caxias do Sul (UCS) e integrou a administração Sartori em Caxias, passou a atuar como secretário-executivo.

“Neste primeiro momento a ideia do Sartori foi a de chamar pessoas que tenham a capacidade de trabalhar rapidamente sobre as respostas que forem sendo fornecidas”, explica Fogaça. Ele adiantou ainda que, por enquanto, parte dos trabalhos vem sendo desenvolvida fora da Procergs, e confirmou que os grupos ganharão reforço numérico a partir da próxima semana.

Nesta sexta, por exemplo, Fogaça permaneceu na sede do diretório estadual do PMDB, no Centro, tratando de articulações políticas. Já Sartori e Búrigo estão em Caxias, onde passam o final de semana.

Já o grupo responsável pela transição do governador Tarso Genro (PT) pretende concluir as respostas aos 15 primeiros questionamentos feitos pela equipe de Sartori entre segunda e terça-feira. De acordo com as informações do núcleo de transição petista, a ideia do atual governo era agendar uma reunião com o núcleo peemedebista para a terça e entregar as respostas, mas, até a tarde desta sexta, os peemedebistas ainda não haviam confirmado a data.

Flávia Bemfica