person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

TCU rejeita pedido do governo para afastar Augusto Nardes

Ministros consideraram improcedente representação pedindo a suspeição do relator e arquivaram processo

 Na primeira parte do julgamento das contas 2014 do governo Dilma, o Tribunal de Contas da União analisou o pedido da Advocacia Geral da União (AGU) , que solicitava o afastamento do relator, ministro Augusto Nardes. O governo argumenta que Nardes liberou seu voto pela rejeição antes da análise das defesas da presidente. 

O corregedor do TCU, ministro Raimundo Carreiro, que relatou o caso, afastou a possibilidade de o relator ter agido de forma parcial, como sustentou Adams. Carreiro destacou que a análise das contas “foi resultado de um trabalho imparcial e competente” do corpo técnico do TCU, bem como dos ministros.

Sobre a veiculação de matéria jornalística que, supostamente, comprovaria a posição prévia de Nardes no processo, Carreiro entendeu que não há motivos para contestar a conduta do relator. “A presente representação é improcedente, tendo em vista que a referida matéria traduz meras ilações do jornalista. Nada, absolutamente nada, nas declarações do ministro Nardes configura juízo de valor sobre a manifestação apresentada pela Presidência da República.”

O pedido do governo foi apreciado como uma das questões preliminares em sessão extraordinária que começou por volta das 17h de hoje.

Agência Brasil