person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Três ex-dirigentes do Daer viram réus em processo por fraudes nos pardais

No total, cinco denúncias foram aceitas pela Justiça do Rio Grande do Sul

Já tramita na 5ª Vara Criminal do Foro Central de Porto Alegre um processo sobre suspeitas de fraudes em licitações para a instalação de pardais no Rio Grande do Sul. Cinco suspeitos foram colocados no banco dos réus, incluindo pelo menos três ex-dirigentes do Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (Daer). A informação foi confirmada, nesta quarta-feira, pelo Tribunal de Justiça.

Foram aceitas denúncias contra o ex-coordenador da autarquia, Paulo Aguiar, o ex-diretor-geral do órgão Gilberto Teixeira da Cunha, e o então coordenador da Divisão de Trânsito, Emir José Masiero. Todos negam as acusações.

Quatro dos acusados já são réus em outro processo, relacionado às mesmas irregularidades. A ação tramita na 7ª Vara Civil do Foro Central de Porto Alegre. Neste mês, o governo estadual instalou uma força-tarefa para investigar cerca de 300 indícios de ilegalidades, apurados a partir do cruzamento de informações de órgãos que investigaram os contratos do departamento.

Segundo o Ministério Público de Contas (MPC), um esquema de desvios de dinheiro no Daer ocorreu entre 2006 e 2009 a partir de favorecimentos à empresa de engenharia Engebrás em licitações para instalar pardais. O órgão determinou a devolução de R$ 12 milhões por parte dos ex-dirigentes do Daer, no período, Roberto Niederauer e Gilberto Cunha. A iniciativa é resultado de auditoria feita por técnicos do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Bookmark and Share

Estêvão Pires / Rádio Guaíba