person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

TRE gaúcho auditará três urnas em processo de votação paralela

Equipamentos de Bom Retiro do Sul, Novo Hamburgo e Porto Alegre foram sorteados neste sábado

TRE gaúcho auditará três urnas em processo de votação paralela | Foto: Jairo Grisa / TRE-RS / CP
Neste domingo, dia das eleições municipais, ocorrerá a auditoria de três urnas eletrônicas do Rio Grande do Sul por meio de votação paralela no Palácio da Justiça, em Porto Alegre.  Em cerimônia neste sábado foram sorteadas as seguintes seções para participarem do processo: 21ª, Seção 151, de Bom Retiro do Sul (Escola Estadual Jacob Arnt); 76ª, Seção 305, do município de Novo Hamburgo (Sociedade Fraternal); e 159ª, Seção 147, de Porto Alegre (Escola Municipal de 1º Grau Heitor Villa Lobos).

• Correio do Povo elaborou um guia do voto para esclarecer dúvidas de eleitores

• Confira local de votação no site do TRE


O sorteio ocorreu no plenário do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS). A cerimônia foi conduzida pelo presidente da Comissão da Votação Paralela, Artur dos Santos e Almeida, juiz do Pleno do Tribunal, e contou com a presença do presidente do TRE-RS, Gaspar Marques Batista, da vice-presidente e corregedora regional eleitoral, desembargadora Elaine Harzheim Macedo, do Ministério Público Eleitoral, além de representantes dos partidos políticos e de entidades representativas da sociedade.

As urnas serão transportadas para Porto Alegre ainda neste sábado e lacradas. Haverá substituição por outros equipamentos. As cédulas e a lista dos candidatos da votação simulada já foram distribuídas e a eleição será toda filmada para comprovar se o voto dado será realmente o voto apurado. O processo de auditoria do funcionamento das urnas eletrônicas ocorre no Estado desde 2002.

Bookmark and Share

Correio do Povo e Agência Brasil