person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Vereadora afirma que Prefeitura dispõe de orçamento para cuidar de cães ferozes

Secretaria garante que que recolhe os animais e os submete a ressocialização

Prefeitura informou que não há previsão orçamentária para a construção de canil | Foto: Guerreiro / PMPA / Divulgação / CP
Uma audiência de conciliação na 10ª Vara da Fazenda Pública deve reunir no dia 11 de fevereiro representantes do Estado e da administração da Capital para tentar um acordo com objetivo de garantir o recolhimento de cães ferozes soltos nas ruas da Capital. A vereadora Lourdes Sprenger (PMDB), que pertence à base aliada do prefeito José Fortunati, encaminhou ao Ministério Público relatório indicando que a Secretaria Especial dos Direitos Animais (Seda) executou somente a metade do orçamento de R$ 4,5 milhões previsto para o ano passado. Os dados, segundo ela, são do portal Transparência. A vereadora informou que a Prefeitura alegou ao Judiciário não ter recursos para o atendimento.

Segundo Lourdes, há 25 bairros em Porto Alegre com ocorrências relacionadas a ataques de cães bravios. A maior incidência ocorre na Lomba do Pinheiro, no Rubem Berta e no Sarandi, que perfazem 65% do total de protocolos registrados pelo telefone 156, informou a vereadora. Os documentos foram entregues pela parlamentar à Promotoria de Defesa do Meio Ambiente.

O Batalhão Ambiental da Brigada Militar garante que os policiais já recolhem animais ferozes das ruas da Capital. O Tribunal de Justiça (TJ) concedeu liminar para que o Estado e o município procedam, de forma solidária, o recolhimento sempre que acionados pelos telefones 156 e 190. A pena pelo descumprimento pode chegar a R$ 5 mil.

A Prefeitura de Porto Alegre informou à Rádio Guaíba que não há previsão orçamentária para a construção de canil. Durante à tarde, a assessoria de imprensa do órgão garantiu que os cães são recolhidos e encaminhados a centros veterinários para serem ressocializados e devolvidos ao ambiente. Não houve manifestação sobre o orçamento apontado pela vereadora.

Samuel Vettori / Rádio Guaíba