person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Votação sobre valor da lotação é adiada na Câmara de Porto Alegre

Pedido de vista de vereadores aliados postergou definição sobre o transporte

Vereadores da base e da oposição tentaram retomar votação no plenário | Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA/CP

A votação do projeto do Executivo que busca alterar o valor da passagem do serviço de lotação acabou sendo adiada, após discussão entre vereadores de Porto Alegre. Durante a sessão extraordinária, nesta quarta-feira, a proposta não foi analisada em uma comissão permanente em função do pedido de vista do vereador Mauro Pinheiro (PL), que participava de forma virtual. Ele afirmou que faltavam dados do impacto do projeto. “Não adianta eu ter pressa para votar (...), é preciso ter cuidado jurídico”, enfatizou. 

No plenário, a vereadora Mônica Leal (PP) reagiu. Segundo ela, não fazia sentido o pedido de adiamento, uma vez que a sessão foi convocada no recesso. “Quero compartilhar meu sentimento de surpresa e de repúdio. Fizemos uma combinação de votar o projeto do Executivo”, afirmou ela, na tribuna. “São ou não são governo? O que está em jogo aqui? Cargo? CCs? Posto de liderança”, questionou.

Após, o vereador Pedro Ruas (PSol), que é da oposição, também criticou o adiamento da discussão do projeto. “Há pessoas que estão acompanhando aqui. Ia ser uma votação tranquila. Vamos deixar para fevereiro uma discussão que poderia ser agora. Estamos aqui para isso”, ponderou. 

A proposta alterava o fator de indexação entre a tarifa do ônibus e de lotação, reduzindo a proporção, que atualmente fica entre 40% e 50%, para uma proporcionalidade mínima de 20%. Agora, o texto volta a ser discutido após o recesso parlamentar, em fevereiro. 

Correio do Povo