person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Anunciados finalistas do Prêmio CNA Brasil Artesanal

Nove marcas gaúchas de azeite de oliva extravirgem estão entre as 10 escolhidas na competição, que analisou 58 amostras

Rio Grande do Sul vem ampliando sua produção de azeite extravirgem e ganhando concursos pelo mundo | Foto: Matheus Piccini/CP Memória

As dez marcas de azeite de oliva extravirgem finalistas do Prêmio CNA Brasil Artesanal 2023 foram divulgadas segunda-feira. Do total, nove são gaúchas. Os produtores foram selecionados por um júri técnico que analisou 58 amostras de produtos na última semana.

Na categoria Blend (indústrias que usam mais de um tipo de azeitona na produção), os vencedores fora, Bem-Te-Vi (RS), Casa Gabriel (RS), Herança do Cerro Intenso (RS), Irarema Suave (SP/MG) e Sabiá (SP/RS). Na categoria Monovarietal (quando o azeite é produzido com apenas um cultivar de azeitona), os escolhidos foram: Cadenza Picual (RS), Capolivo Arbequina (RS), Lagar H Manzanilla (RS), Milonga Arbequina (RS) e Ouro de Santana Manzanilha (RS).

Os dez finalistas passam agora para a avaliação de um júri popular, prevista para os dias 12 e 13 de agosto, em Brasília (DF). A última etapa do concurso consiste na avaliação da história dos azeites finalistas. A iniciativa é realizada pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), a Embrapa e a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFSPA).

Correio do Povo