person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Após nova reunião, Sindicato afirma que evoluíram negociações com Seara

Empresa vai demitir pelo menos 540 trabalhadores de Caxias do Sul

O Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Alimentação de Caxias do Sul realizou uma nova reunião com a direção da Seara, nesta terça-feira, para discutir o futuro dos 540 trabalhadores que serão demitidos nos próximos dias. A presidente da categoria, Arlete Schmitz, acredita no bom encaminhamento das negociações. O principal objetivo  do Sindicato é que a empresa pague, no momento da rescisão, valores referentes à participação nos lucros, reajustes salariais e auxílio-escola. A sindicalista aponta que a empresa ainda não garantiu a data dos pagamentos, mas sinalizou positivamente com o adiantamento.

O vice-presidente do Sindicato, Milton Francisco dos Santos, lembra que em abril a empresa já havia fechado o segundo turno do frigorífico, demitindo 300 funcionários. Segundo o sindicalista, desde agosto de 2012, trabalhadores vêm sendo demitidos sem reposição.

Em nota oficial, a Seara divulgou que, para reduzir o impacto junto aos produtores integrados de frangos, a empresa está promovendo a migração deles para a operação de perus e para outras empresas do setor na região. “Estimamos que 80% dos cerca de 120 produtores integrados de frangos serão realocados em curto espaço de tempo”, afirmou o diretor de Agropecuária da Seara, Vilnei Milanesi.

Fundada em 1956 e adquirida pelo Grupo Marfrig em 2010, a Seara é uma das maiores produtoras e exportadoras de alimentos à base de carne de aves e suínos do mundo. Com 31 unidades industriais e 22 centros de distribuição, a Seara emprega hoje 41 mil funcionários e trabalha com mais de 5 mil produtores rurais em todo o Brasil.

No Rio Grande do Sul, a Seara opera os complexos agroindustriais de Frederico Westphalen, Caxias do Sul (perus) e Três Passos, as unidades de alimentos industrializados de Roca Sales, Bom Retiro do Sul e Santa Cruz do Sul e centros de distribuição em Porto Alegre, Caxias do Sul, Nova Santa Rita e Esteio.

Bookmark and Share

Gabriel Jacobsen / Rádio Guaíba