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Campanha valoriza carne de frango produzida no Rio Grande do Sul

O objetivo das ações de divulgação, que serão mantidas até o final do primeiro semestre, é chamar atenção do consumidor para as marcas gaúchas

Campanha destaca a identidade das 18 indústrias associadas à Asgav | Foto: Lucas Scherer Cardoso / Divulgação / CP

Preocupada com o ingresso de carne de frango de outros estados, a Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav) mantém, desde fevereiro, campanha nos meios de comunicação e redes sociais que visa valorizar o produto com origem no Rio Grande do Sul. O objetivo das ações de divulgação, que serão mantidas até o final do primeiro semestre, é chamar atenção do consumidor para as marcas gaúchas.

“Não é bairrismo, nem protecionismo. É incentivar quem produz no Estado”, resume o presidente da Asgav, José Eduardo dos Santos. Segundo ele, o Paraná, maior produtor de carne de frango do país, tem destinado um volume considerável dos seus produtos para o mercado gaúcho. Com um custo de produção menor, o frango paranaense acaba sendo comercialmente competitivo.

Um dos principais motivos é o fato de o Paraná contar com uma grande produção de milho, principal componente da ração animal. Para abastecer a indústria de aves e suínos, o RS precisa trazer, anualmente, cerca de 3,5 milhões de toneladas do grão de fora do Estado. Ao mesmo tempo, questões da esfera tributária são discutidas pelo setor com o governo estadual, de modo a buscar isonomia frente aos concorrentes. 

A campanha destaca a identidade das 18 indústrias associadas à Asgav, que produzem aproximadamente 1,7 milhão de toneladas por ano. O setor proporciona 35 mil empregos diretos no Rio Grande do Sul, além de 500 mil atividades indiretas.

Correio do Povo