person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Custo e preços recebidos ao produtor caem em outubro

Indicadores divulgados pela Farsul demonstram que, em 12 meses, produtor teve custos reduzidos em 17,14%, enquanto recebeu preços 14,65% menores

Oscilações do trigo e da soja foram responsáveis por precificação mais baixa ao produtor | Foto: Joseani Mesquita Antunes/Embrapa/Divulgação/CP

Com a queda no preço dos insumos, em especial fertilizantes e inseticidas, o Índice de Inflação de Custos de Produção (IICP) calculado pela Assessoria Econômica da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) teve recuo de 1,45% em outubro, em relação ao mês anterior.

Conforme os economistas da Farsul, o custo operacional total do cultivo de grãos está em queda desde o segundo semestre de 2022, o que representa uma deflação acumulada do IICP em 12 meses de 21,06%. Somente neste ano, o índice teve queda de 17,14%.

Ao contrário do efeito positivo trazido pela queda nos custos, os produtores gaúchos amargaram redução no Índice de Inflação dos Preços Recebidos pelos Produtores (IIPR). Em outubro o indicador teve queda de 1,7% em relação a setembro, quebrando a sequência de três meses em alta e refletindo as oscilações das sacas de soja e do trigo.

Em 12 meses, o IIPR acumulou deflação de 14,65%, enquanto que o IPCA Alimentos subiu 0,48% no mesmo período, o que comprova não haver relação entre o que recebe o produtor e o que paga o consumidor no varejo.

Correio do Povo