person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Drenagem deve minimizar problema da chuva na Expointer, diz secretário

Luiz Mainardi defendeu a busca pela qualidade do produto para dinamizar economia primária

Enquanto espera a revitalização completa do Parque de Exposições Assis Brasil, a Expointer já começa a conviver com a modernidade e com investimentos para o bem-estar de expositores e público. De acordo com o secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Estado, Luiz Fernando Mainardi, a chuva já incomodará menos na 36ª edição do evento, que começa neste sábado. "Toda Expointer nós temos que lidar com esta questão da chuva. É sempre assim. Parece, inclusive, que nos últimos 54 anos, apenas uma edição não teve chuva. É por isso que trabalhamos na elaboração de projetos e investimos em drenagem. Cerca de R$ 2 milhões foram direcionados para esta questão e agora a chuva irá atrapalhar menos", garantiu nesta sexta-feira em entrevista ao programa Guaíba Cidades.

Para Mainardi, o crescimento do Parque de Exposições Assis Brasil será uma contribuição decisiva para o crescimento da Expointer, principalmente no que diz respeito aos animais que são expostos em cada edição. "Se tivéssemos o dobro de espaço, poderíamos levara ao evento o dobro de animais. Claro que o sucesso da Expointer não está ligado diretamente a isto, mas aqui já temos o entendimento de que não poderemos superar outros Estados em termos de volume produção. A carne bovina é um exemplo disso. O rebanho do Mato Grosso é de 22 milhões de cabeças", argumentou.

Segundo Mainardi, a alternativa para o Rio Grande do Sul se destacar na pecuária do País é investir na qualidade da sua produção. "O que pode nos diferenciar é justamente isso. Temos uma condição sanitária boa e partir disso podemos dar mais qualidade ao produto. É preciso melhorar cada vez mais. Será possível agregar valores e dinamizar a nossa economia primária", explicou.

Vendas


O secretário Luiz Fernando Mainardi vê com otimismo a possibilidade de quebrar o recorde de vendas nesta 36ª Expointer. "O ano passado foi extraordinário porque saímos de uma estiagem com prejuízo grande e o produtor investiu mais de 2 bilhões em movimentação financeira. Se a gente alcançar o número de 2012, vais estar muito bom, mas muito acham que podemos chegar a 2,5 bilhões. Estamos tratando de 0,8% do PIB do nosso estado", frisou. 


Previsão para final de semana


No final de semana, durante os primeiros dois dias de Expointer, a chuva irá tomar conta de todo o Estado, segundo a MetSul Meteorologia. A previsão indica muita instabilidade para sábado e para o domingo, principalmente na região Leste, no Centro e no Norte do território gaúcho. Nestes lugares, a chuva pode até superar a média de um mês inteiro, com valores entre 150 e 200mm.

A MetSul reiterou o alerta para cheias de rios e para deslizamentos de barreiras no Rio Grande do Sul. Na próxima semana, o tempo seco volta ao Estado, mas não garante o aumento das temperaturas. A tendência é de que o frio se intensifique, com chances de marcas negativas na segunda, terça e quarta-feira. 





Bookmark and Share

Correio do Povo e Rádio Guaíba