O Pavilhão da Agricultura Familiar da 22ª Expoagro Afubra terminou o primeiro dia da exposição com R$ 343.947,14 em vendas. De acordo com o levantamento da Emater/RS-Ascar, a comercialização das 216 agroindústrias familiares participantes do evento foi 24,7% maior que a do mesmo período do ano passado (R$ 275.812,00).
A expectativa da federação é superar o resultado do segmento na edição anterior da exposição, quando as agroindústrias comercializaram R$ 1,764 milhão nos quatro dias de exposição, que termina nesta sexta-feira, dia 22.
O espaço tem 3.480 metros quadrados e conta com a representação de 110 municípios. As mulheres lideram a maioria das agroindústrias que participam desta edição. De acordo com a Fetag/RS, o público feminino conduz 115 dos 216 empreendimentos. Entre os expositores também estão 50 jovens e 40 agroindústrias estreantes.
“O Pavilhão da Agricultura Familiar é sempre uma vitrine”, diz o presidente da Fetag/RS, Carlos Joel da Silva.
Entre os produtos ofertados estão laticínios, embutidos, bebidas, chocolates e panificados, dentre outros.
“A agroindústria familiar é uma boa alternativa para os jovens. A gente tem visto, inclusive, muitos que já tinham saído da propriedade e, quando os pais montaram a agroindústria, retornaram”, ressalta o extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Olívio Faccin, um dos coordenadores do pavilhão, juntamente com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), a Afubra e a Fetag/RS.