person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Empresa cearense mostra conceito inovador em fertilizante na Expodireto Cotrijal

Fertsan traz linha de biomoduladores enzimáticos já testados em lavouras de algodão, cana-de-açúcar, tabaco, milho e soja

Em ensaios feitos em campos de soja do país, o biomodulador foi associado a um aumento de 20% na produtividade | Foto: Mauro Schaefer

Estreante na Expodireto Cotrijal, a empresa cearense Fertsan apresenta aos gaúchos, na edição deste ano, em Não-Me-Toque, um conceito inovador de fertilizante, fabricado a partir do uso da nanotecnologia e destinado não só melhorar a produtividade, mas também a amplificar a saúde das plantas. A linha de biomoduladores enzimáticos, compostos de polímeros retirados de crustáceos, é pesquisada pela empresa há 25 anos e está disponível comercialmente desde 2018, depois da realização de testes nas culturas do algodão, cana-de-açúcar, tabaco, milho e soja. 

O biomodulador estimula a formação de componentes essenciais para as plantas, como açúcares, proteínas e enzimas, acelera o desenvolvimento vegetal, amplia a absorção e assimilação dos nutrientes e induz a resistência natural contra as pragas e doenças, com segurança para o meio ambiente. Luiz Eugênio Pontes, diretor comercial da Fertsan, explica que os polímeros também protegem a planta de insetos.

Em ensaios feitos em campos de soja do país, o biomodulador foi associado a um aumento de 20% na produtividade. Ao custo de R$ 120,00 o litro, o produto deve ser aplicado na proporção de 2,4 litros por hectare, em três doses de 800 ml cada. 

Correio do Povo