person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul marca presença na Expodireto Cotrijal 2024

Em reunião com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) nesta quarta-feira, prefeitos discutiram soluções para a agricultura familiar

Famurs discute participação de técnicos da Emater no desenvolvimento dos agricultores familiares e outras possibilidades de ampliação de parcerias entre as duas entidades. | Foto: Katia Alves / Especial / CP

O presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) esteve presente nesta quarta-feira em reunião com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) na Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque. Também estiveram presentes no encontro os prefeitos dos municípios ligados ao agronegócio do Estado. Segundo o presidente da Famurs, Luciano Orsi, a pauta foi a participação dos técnicos da Emater no desenvolvimento dos agricultores familiares e outras possibilidades de ampliação de parcerias entre as duas entidades.

Na terça-feira, Orsi também representou a Famurs no evento realizado no Pavilhão Central da Expodireto, onde foi discutido o anúncio de investimentos do governo do Estado na área de irrigação. A ação faz parte do programa Supera Estiagem, promovendo subvenção aos produtores que fazem investimentos de até R$ 100 mil em irrigação ou 20% do valor investido, o que deve alavancar em R$ 2 bilhões os investimentos em irrigação no Estado, com previsão de aumento de pelo menos 35% a área irrigada em três anos.

Em visita à casa do Correio do Povo, na Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque, o presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Luciano Orsi, destacou a importância do investimento em irrigação, visto que 300 municípios do Estado dependem quase exclusivamente do agronegócio. “O maior gargalo que temos hoje na nossa agricultura é essa incerteza, porque não temos uma regularidade de seca e chuva”, ressaltou. Os outros principais desafios, conforme o presidente da Famurs, ainda são a questão do escoamento e a questão da infraestrutura regional. Temos muitos municípios sem acesso asfáltico para o escoamento de sua produção, por exemplo”, lembrou Orsi.

Vitória Miranda