person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Fenasoja 2024 terá programação especial em celebração aos 100 anos da soja no Brasil

Presidente da feira falou sobre as expectativas para esta edição em visita à Expodireto Cotrijal

| Foto: Maria Eduarda Fortes

Em visita à casa do Correio do Povo nesta segunda-feira, na Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque, o presidente da edição da Fenasoja deste ano, Dário Germano, falou sobre as expectativas para a edição comemorativa dos 100 anos da soja no Brasil. Com edição organizada para 17 a 26 de maio de 2024, a Fenasoja ocorre tradicionalmente a cada dois anos, em Santa Rosa, no Parque de Exposições Alfredo Leandro Carlson. Neste ano, a feira oferecerá uma programação especial, com a presença da família Lehenbauer, descendentes do pastor luterano que trouxe a soja para o Brasil.

Albert Lehenbauer, da Igreja Luterana, veio dos Estados Unidos para o Brasil em 1924, com a missão religiosa de evangelizar e sua missão pessoal de erradicar a fome. Instalado em Santa Rosa, o pastor trouxe as primeiras sementes de soja e incentivou a comercialização do grão, compartilhando o lucro entre os fiéis. Os primeiros grãos comercializados foram plantados por colonos das famílias Bessel, Brachmann, Scharrz e Mûller. Assim, Santa Rosa se tornou o berço nacional da soja, contribuindo com o status do Rio Grande do Sul como quarto maior produtor de soja em grão do Brasil.

No sábado, dia 18 de maio, ocorre o marco dos 100 anos da soja no país e a Fenasoja fará o evento de abertura com a presença dos familiares do pastor, além do lançamento de um livro que conta a história da Soja no Brasil. Em fevereiro, Germano e a comitiva diretiva da feira também estiveram nos EUA, na chamada Missão dos 100 anos da Soja no Brasil, onde se encontraram com o neto do pastor, Walter Lehenbauer, para conhecer a propriedade da família. Na ocasião desta viagem, Germano e demais diretores também visitaram uma sede da fábrica de colheitadeiras AGCO, em Hesston Kansas, que possui sede em Santa Rosa, e uma fazenda de pesquisa e inovação da soja, mantida pela Associação de Produtores de Soja do Estado de Missouri (Missouri Soybeans), uma das principais dos EUA.

Sobre sua visita à Expodireto, Germano destacou a importância de desenvolver uma relação de cooperação com as demais feiras e fazer contatos com os expositores, além de divulgar a Fenasoja. “A gente sempre vem para a Expodireto para aprender com esta que é uma das maiores feiras do agronegócio da América Latina. Também é uma excelente oportunidade para visitar expositores e patrocinadores que estarão na Fenasoja”, pontuou. Com 40 hectares de exposição e 600 expositores, a previsão da organização da feira é de superar 350 mil visitantes e ultrapassar a marca de R$ 1.2 bilhões em negócios, atingida na edição anterior. A feira é organizada por 30 comissões de voluntários, com até 200 pessoas em cada comissão.